quarta-feira, 18 de setembro de 2013

A evolução de Castle: Piloto - Parte 1

A primeira série de análises que darei início aqui é sobre a série da ABC, Castle. Fiz a escolha não apenas por gostar da série, mas por ter notado uma certa evolução na arte da série, principalmente na fotografia, que acabou se tornando um componente importante na narrativa da história.

Nossa análise começa com uma dissecação do episódio piloto, que carrega muitos elementos da narrativa incorporados na direção de cenas, de arte e de fotografia. A história central da série é sobre o escritor Richard Castle (Nathan Fillion) que busca inspiração para sua nova personagem e série policial, na detetive da Polícia de Nova Iorque, Kate Beckett (Stana Katic). O episódio piloto marca o encontro desses personagens centrais, estabelecendo um padrão para o restante da série: a dupla terá que resolver casos de assassinatos enquanto lidam com o crescente sentimento que nutrem um pelo outro.








A cena de abertura mostra um corpo que acaba de ser assassinato, e terá sua investigação como pretexto para Castle e Beckett se conheçam. As cenas da preparação do corpo dá destaque ao corpo e as flores arranjadas sobre ele, revelando apenas as mãos do assassino cobertas por luvas. O ambiente fica totalmente escondido, o que só reforça o destaque para o ato que vemos. A luz principal vem de cima para baixo, com uma luz de compensação mais suave, provavelmente vindo na lateral esquerda.
A cena seguinte é a apresentação de Richard Castle, com o lançamento de seu mais recente livro "Storm Fall". O evento ocorre numa embarcação, provavelmente no rio Hudson. Apesar da série ser gravada em Los Angeles, temos a impressão de este episódio foi gravado mesmo em NY, ou pelo menos as cenas externas que chegam a mostrar alguns pontos conhecidos da cidade. Mas vamos voltar a cena de Castle no lançamento de seu livro.





Iluminação vermelha, que remete a agitação, musica dançante, muitas mulheres bonitas e flashs que aparecem a qualquer momento. Castle interage com o público, posa para fotos, assina livros e partes dos corpos de mulheres (inclusive é a primeira cena em que ele aparece), tudo parece festivo e caloroso. O que contrasta com a apresentação de Beckett, chegando a cena de um crime, atravessando um corredor mal iluminado, cercada de pessoas sérias.


O ambiente tem cores frias (tons de preto, verde e azul) o clima é pesado. A única parte dele que destoa é o corpo, coberto por flores vermelhas. O chão também aparece com uma coloração mais viva, mas por pouco tempo.








Javier Esposito (Jon Huertas), Kevin Ryan (Seamus Dever) e Lanie Parish (Tamala Jones) são apresentados. Este último frame enquadra Kate (parcialmente na esquerda) e seus 3 colegas de investigação. Ao decorrer do episódio notamos que Esposito é quem tem mais contato com Beckett, enquanto Ryan funciona mais como o parceiro de Esposito, fazendo comentários cômicos e pontuais. Não à toa, Esposito aparece à esquerda de Beckett na primeira cena dela na série. Lane aparece pela primeira vez diante do corpo, percebemos apenas sua presença com o flash de um perito forense (volte a primeira foto da sequência de Beckett e depois veja esta com o flash).


Os flashs tem um papel importante na transição entre as figuras de Castle e Beckett. Ambos são envolvidos por esses flashs em suas cenas, mas por motivos bem diferentes. Montei o gif animado abaixo para ilustrar essa transição:


O centro da apresentação de Castle é ele mesmo, enquanto que na apresentação de Beckett é o corpo assassinado. Outra distinção de suas apresentações é a forma como aparecem na tela. Castle de costas, assinando o peito de uma fã, Beckett de frente, no meio da tela, a caminho do local do crime.


O motivo de Castle aparecer de costas pode estar ligado a sua situação real. Escondido atras de seus óculos escuros (tirados por sua ex-mulher e editora) existe um autor sem ideias novas, que acaba de passar por seu segundo divórcio (o primeiro foi com a mãe de Alexis) e não sabe o que vai fazer agora que seu personagem principal é assassinado.


Outra parte do verdadeiro Castle aparece com a revelação da presença de sua mãe  Martha Rodgers (Susan Sullivan) e sua filha adolescente Alexis Castle (Molly C. Quinn), que estão num canto da festa sem fazer muito barulho. Notem que é o único episódio em que Susan Sullivan aparece com seu cabelo natural. Nos episódios seguinte ela usará uma peruca ruiva.



A primeira cena de interação entre Castle e Alexis já revela a relação de pai e filha inversa, onde a filha se mostra mais madura que o pai. Essa mesma cena mostra Castle reclamando de sua vida cheia de coisas previsíveis e repetitivas (como os fãs chatos), quando é interceptado por Beckett e seu distintivo, ao que Alexis completa "Isso é diferente".



A química entre os personagens é imediata, e começa no interrogatório que Beckett faz a Castle. A cena marca o início das piadas que Rick faz, fazendo Kate revirar os olhos.







Notem a simplicidade do cenário e da iluminação. Uma parte do que irei abordar na próxima análise desse episódio é exatamente a respeito dos cenários e locações. Pela mudança constante no comprimento do cabelo de Stana é possível notar que se passaram meses entre a gravação de certas cenas. E os cenários que serão sempre constantes na série (como a casa de Castle e central de polícia) não são os mesmos que veremos nos episódios seguintes. Falarei também da escolha de figurino e na mudança na forma de iluminar a série.

Nenhum comentário:

Postar um comentário